sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ATM - Articulação Temporomandibular

ATM - Articulação Temporomandibular


O termo "ATM" é a abreviação para Articulação Temporomandibular, que é a responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca. Há duas ATM, uma na frente de cada ouvido.

A ATM é a articulação formada pelo osso temporal do crânio com a mandíbula, constituída pelo disco articular, tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular, que é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso temporal.

Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.

Na coordenação entre os componentes em sua posição postural, sem interferência da condição oclusal, o côndilo é estabilizado por uma contração moderada de alguns músculos, que caracteriza a tonicidade normal do sistema. Os principais músculos envolvidos nesta condição são: temporais (que posicionam os côndilos superiormente na fossa), os masseteres e os pterigóides mediais, ântero-superiormente e os pterigóideos laterais inferiores que posicionam os côndilos horizontalmente na parede posterior da eminência articular. A contração moderada e integrada nesses músculos proporciona a posição de melhor estabilidade para os componentes intra-articulares, a partir da qual, se inicia os movimentos mandibulares. Devido a flexibilidade dessas articulações, a mandíbula pode ser movimentada suavemente para cima, para baixo e para os lados, permitindo a mastigação, a fala, o bocejo e a deglutição.
Colocando-se o dedo na frente do ouvido, a pessoa poderá sentir o movimento.

Para que ocorra a abertura da boca, os músculos pterigóideos laterais inferiores se contraem tracionando o conjunto côndilo-disco anteriormente, enquanto, simultaneamente os músculos elevadores antagonistas (temporais, masseteres e pterigóideos mediais e laterais superiores) permanecem inativos possibilitando a normalidade do movimento. Ao mesmo tempo os tecidos retrodiscais por meio de suas fibras de estruturas elásticas, se estiram proporcionando tensão posterior no disco articular. Os músculos digástricos anteriores completam a abertura.

Na coordenação do fechamento da boca os músculos elevadores são ativados, e enquanto os pterigóideos laterais superiores desempenham relevante função coordenadora.

A função básica da contração dos músculos pterigóideos laterais superiores parece ser a de coordenar o retorno do disco articular de forma suave `a sua posição, posto que, ligado na sua parte posterior às fibras elásticas da zona bilaminar ou tecido retrodiscal, poderia ser tracionado abruptamente e posicionado antes do côndilo, estabelecendo prováveis alterações funcionais.
Desta forma, estabelece-se uma complexa integração entre os componentes musculares e as fibras elásticas.

Qualquer problema que interfira com o funcionamento desse complexo sistema de músculos ,ligamentos , discos e ossos podem resultar em uma DTM.


Disfunções temporomandibulares (DTMs)

Consiste na ausência ou anormalidade das funções do aparelho mastigatório, comuns principalmente nos músculos da mastigação e nas articulações temporomandibulares.
Usualmente apresentam incoordenações aos movimentos mandibulares.

Embora a dor e a disfunção normalmente caminham juntas, dores em repouso não relacionadas à solicitações funcionais são muito pouco comuns e, via de regra sugerem outros envolvimentos alternativos.

As disfunções das ATMs são classificadas em:

* DOR MIOGÊNICA : a forma mais comum de DTM ,que é a presença de desconforto ou dor nos músculos da mastigação, podendo às vezes atingir até músculos do pescoço e ombro.

* DESARRANJOS INTERNOS DA ATM : significa que existe um disco articular deslocado ou mal posicionado, ou mesmo lesão na articulação.

* DOENÇAS DEGENERATIVAS DA ATM : como osteoartrite ou artrite reumatóide das ATMs.


Uma pessoa poderá apresentar uma ou mais destas condições ao mesmo tempo.


Causas da ATM

Pode ser causado por traumatismos, aceleração/desaceleração cervical (o brusco movimento da cabeça para frente e para trás causa estiramento e compressão dos componentes da ATM, podendo danificá-la), a excessiva abertura da boca (pode trazer danos aos ligamentos, à capsula articular ou mesmo deslocamento do disco articular), deslocamento de disco articular, alterações capsulares, ligamentares (um exemplo disso, é manter objetos entre os dentes ou o apoio de mão na mandíbula), má-oclusão (a mordida inadequada pode estar relacionada a discrepância de bases ósseas maxilo-mandibulares ou a desarmonia dental), alterações dos músculos faciais, espasmos nos músculos mastigatórios desencadeados por tensão ou estresse, artrites ou fixações na articulação temporomandibular, bruxismo (ranger dos dentes ao dormir), tumores e problemas de crescimento na mandíbula

Outros problemas também podem estar relacionados com a ATM, como as alterações sistêmicas, morfológicas congênitas, discrepâncias estruturais maxilo-mandibulares, estresse físico e psicológico, alterações hormonais.



Sintomas da ATM

Por causa da variedade dos sintomas existentes da ATM, o diagnóstico preciso, às vezes, é difícil. De qualquer modo, há alguns sintomas clássicos que envolvem a mandíbula, ouvidos, cabeça, face e dentes.

O sintoma mais comum é o estalido das mandíbulas. Este barulho pode ser alto, o que pode ser ouvido pelos outros enquanto a pessoa mastiga. Pode haver ou não dor no movimento. Mas uma coisa é certa, se há um deslocamento do disco, como é normalmente no caso de barulho, os músculos que movem a mandíbula estão mais tensos que o normal. Isto pode ou não causar dor facial, no pescoço ou na cabeça.

O deslocamento da ATM também pode causar uma mudança na oclusão dental ou na mordida. Se o disco da ATM vai para outro lugar, os ossos e o disco não se juntam devida e corretamente, e a mordida que o paciente realiza se modifica.

Pode haver dor de ouvido, sendo a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns nos problemas de ATM. Normalmente, a dor de cabeça é localizada nas têmporas e atrás da cabeça.

Muitos pacientes freqüentemente vão ao dentista reclamando de dor de dente, e por vezes a causa não é encontrada.


Principais Sintomas relacionados à ATM

* dor nas articulações;

* cefaléia;

* ruídos nas articulações (estalidos ou rangido);

* dificuldade de abrir totalmente a boca (contraturas musculares, calcificações articulares);

* dificuldade de mastigar;

* mudança na postura da cabeça (cabeça inclinada para frente);

* dor de ouvido;

* desgaste dental;

* zumbido;

* Sensação de mordida torta, desalinhada, cruzada.



Diagnóstico

Na avaliação além da anamnese deve-se fazer o exame físico, que consiste em palpação, observação e ausculta da movimentação da mandíbula, sente-se o estado das articulações, o tônus e a força dos músculos, os ligamentos, a oclusão dos dentes (a mordida e correta coaptação das arcadas dentárias superiores e inferiores), além de mensurar a abertura da boca com uma fita métrica (medindo dos dentes superiores até os inferiores).

O diagnóstico dos problemas da ATM são precisos e altamente especializados. Tais exames compreendem:

* radiografias transcraniana, tomografias, imagem por ressonância magnética;

* eletromiografia (EMG) computadorizada dos músculos do sistema mastigador;

* avaliação computadorizada dos ruídos da ATM;

* avaliação computadorizada dos movimentos da mandíbula (eletrognatografia);



Tratamento

Nos casos crônicos, pode ser necessária a indicação de especialistas médicos, em geral ortodontistas, ou a avaliação de um cirurgião buco-maxilo-facial.

A- Objetivos

* objetivo do tratamento consiste em evitar a cirurgia;

* reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função;

* minimizar a dor muscular;

* melhorar a amplitude de movimento;

* melhorando a postura;

* reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula;

* reduzir a inflamação;

* reduzir a carga adversa na ATM;

* fortalecer o sistema músculo-esquelético.


B- Técnicas

O tratamento das DTMs compreende:

* Cirurgia (instalação de placas inter-oclusais, por exemplo);

* Fisioterapia (exercícios, termoterapia, eletroterapia).



Conclusão

A articulação temporomandibular é uma das principais articulações existentes no ser humano, pois sem ela não haveria uma boa relação entre os componentes que proporcionam a permanência da vida. Ocorrendo alterações nesta, teremos as disfunções temporomandibulares, que devem ter um tratamento adequado para tornar a vida do indivíduo mais agradável.



Bibliografia

- http://www.abcsaude.com.br- Problemas da Articulação temporomandibular- Capturado em 20/05/2003
- http://www.miranet.com.br/medicina/ortopedia.htm- Distúrbios da Articulação temporomandibular- Milton Artur Ruiz - Capturado em 20/05/2003
- http://www.dororofacial.hpg.ig.com.br/artigo1.html- Dor Oro Facial - Capturado em 20/05/2003
- http://www.doutorhelton.hpg.ig.com.br/atm.htm - Articulação temporomandibular- Capturado em 22/05/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário