sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dinfunção ATM

Definição As dores orofaciais e as desordens da região da articulação temporomandibular (ATM), estão entre as que mais afligem a população, devido aos seus inúmeros sintomas que podem ser confundidos com outras patologias e, também ao desconhecimento dos profissionais que são freqüentemente procurados pelo paciente.
As disfunções temporomandibulares (DTM) são definidas como um termo coletivo que abrange as patologias associadas aos músculos da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) ou ambos.
Trata-se de dores músculo-esqueléticas faciais que podem ser agudas ou crônicas, de caráter progressivo e que comprometem as atividades mandibulares, como a mastigação.
A DTM (Disfunção Temporomandibular) é a causa mais comum de “dor não dentária” na região da face. Sua prevalência é de 5-7% na população, com uma incidência de 60% e 90% para pacientes do sexo feminino.
A idade de prevalência fica entre 30 e 50 anos e, em 80% dos casos, a origem é muscular.
A etiologia das Disfunções Temporomandibulares (DTM) tem sido definida de várias maneiras, podendo ser classificada como multifatorial, biopsicossocial e/ou idiopática, o que mostra que sua causa permanece desconhecida ou especulativa.
Contudo, as pesquisas mais recentes nos levam a acreditar que o hábito parafuncional (isto é, não relacionado à execução das funções normais), tal como o bruxismo, do sono ou de vigília (que consiste em movimentos involuntários ritmados e espasmódicos de ranger ou apertar os dentes), tem uma posição de destaque no desencadeamento e manutenção destes distúrbios.
Com a confirmação de uma etiologia multifatorial, os tratamentos de escolha para a DTM (Disfunção Temporomandibular) e Dor Orofacial, passaram a seguir uma linha mais conservadora com tratamentos reversíveis, não invasivos e econômicos do ponto de vista biológico e financeiro e que tem um índice de sucesso que se aproxima de 80%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário